Como o assunto é novo, é normal que você tenha algumas dúvidas. Pensando nisso, elaboramos uma seção com as perguntas mais recorrentes e suas respostas.

O que é o Novo Ensino Médio e o que muda com ele?

Com a alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, houve uma mudança estrutural do Ensino Médio. Para começar, a carga horária mínima aumentou de 800 para 1.000 horas anuais. Mas a grande mudança mesmo foi na organização curricular: ela ficou menos rígida, abrangendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ofertando também diferentes possibilidades de escolha aos alunos. São os Itinerários Formativos, sobre os quais você vai ouvir falar muito daqui pra frente! Com eles, a educação de qualidade ganha uma flexibilidade que se amolda aos seus interesses, além de aproximar as escolas à realidade do aluno de hoje. Porque se a sociedade muda, se o mercado de trabalho muda e o mundo todo muda com incrível velocidade, o Ensino Médio não poderia permanecer o mesmo.

O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

É aquele conjunto de conhecimentos essenciais, competências e habilidades que norteia o currículo das escolas públicas e privadas brasileiras, em cada etapa da educação básica. O que se pretende é que a BNCC eleve a qualidade de ensino, adotando uma referência comum obrigatória a todas as escolas. A carga horária da BNCC contempla até 1.800 horas, e o restante da grade curricular - mínimo de 1.200 horas - , será preenchido pelos Itinerários Formativos. E é neles que cada aluno será especialmente beneficiado, já que os conteúdos ministrados serão escolhidos pelo estudante, com base nos seus interesses e talentos. Bom demais, não é mesmo?

E o que são os Itinerários Formativos?

Com toda certeza, são eles que trazem a mudança mais interessante (e desejada!) do Novo Ensino Médio. Numa definição rápida, os Itinerários formam o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudos e outros formatos de trabalho que o estudante escolherá livremente, segundo o que mais lhe agrade.

Eles podem se aprofundar em uma determinada área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), em uma Formação Técnica e Profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas ou FTPs. As redes de ensino terão autonomia para definir quais Itinerários Formativos irão oferecer, em um processo que preferencialmente envolva toda a comunidade escolar.

Quais são as matérias obrigatórias (BNCC)?

Português, Matemática, Artes, Educação Física, Inglês, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Quais são os Itinerários Formativos oferecidos pelo Next?

No primeiro semestre de 2022:

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

LINGUAGEM E SUAS TECNOLOGIAS

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

FORMAÇÃO TÉCNICA

Quantos itinerários o aluno deve escolher?

Para cada Itinerário escolhido pelo aluno corresponderá um número de créditos, sendo que ele deverá acumular um total de 72 créditos em 3 anos.

Como ficarão os horários das aulas?

As aulas seguirão os mesmos horários, com início às 7h10 e término às 15h40. Confira os horários na Home dos IFs, considerando que pequenas alterações poderão ocorrer.

Posso escolher quaisquer dos IFs propostos pelo Next?

Pode, mas lembre-se de escolher as matérias que mais se adequam ao seu perfil e que cumpram a carga horária exigida. Se tiver dúvidas, consulte a Coordenação Pedagógica do Colégio.

Posso escolher duas matérias que tenham aulas no mesmo horário?

Não, pois as aulas acontecerão exclusivamente em sistema presencial.

Eu posso ser reprovado nos Itinerários Formativos?

Sim, assim como nas matérias obrigatórias.

Se eu repetir, preciso refazer o mesmo curso?

Não. Você pode escolher uma nova matéria mas tem que cumprir as horas que faltam para completar as 1.200 do Ensino Médio.

Consigo mudar de Itinerário Formativo depois de escolhido?

Após o período de degustação, não. Você terá que concluir o IF que escolheu até o fim do semestre.

É possível optar por mais itinerários, mesmo que ultrapasse a quantidade mínima exigida pelo MEC?

Sim! Para isso, conte com a orientação da Coordenação Pedagógica para avaliação da sua agenda escolar.