O QUE VOCÊ VAI APRENDER:

Conceitos químicos verificados através de aulas práticas e pesquisas.

Carga Horária

2 aulas por semana

Material Didático

Roteiros de aulas fornecidos pela professora.

Sistema de Avaliação

Trabalhos realizados individualmente ou em grupo, discussões sobre os temas abordados, participação do aluno nas aulas.

CONTEÚDO DO CURSO:

• Metais: Emissão de luz de diferentes cores por metais; Características e aplicações de metais; Metais importantes para o organismo; Indústrias siderúrgica e metalúrgica; Impactos ambientais na extração de minérios e produção de metais; Reciclagem de metais.
  • Ligações Químicas: Crescimento de cristais; Condutividade elétrica de diferentes materiais; Polaridade x solubilidade; Tensoativos.
  • Gases: Produção dos gases hidrogênio, oxigênio e gás carbônico; Composição da atmosfera; Obtenção de gás oxigênio a partir do ar atmosférico; Obtenção dos gases hidrogênio e oxigênio a partir da água; Gases poluentes atmosféricos.
  • Compostos orgânicos presentes no cotidiano: Estrutura e características de compostos orgânicos presentes no cotidiano.
  • Combustíveis: Renováveis e não renováveis; Impactos ambientais, Tipos de combustão.

HABILIDADES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADOS ÀS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

RESPONSÁVEL PELO CURSO:

Professora Eliana Maria de Paulo Baccaglini

Possui Licenciatura em Química pela Faculdade Farias Brito e faz parte do corpo docente do Colégio Next desde 1999.

PARA QUEM É O CURSO:

Para alunos que pretendam fazer curso superior em química, física, engenharias, biologia, odontologia e para aqueles que pretendem fazer um aprofundamento nos temas abordados.

Quero mais informações

Preencha seus dados que entraremos em contato para

mais informações:

VOLTAR PARA A LISTA DE ITINERÁRIOS

Colégio Next - Avenida Nossa Senhora das Graças, 2400, Itatiba - SP - Telefone: (11) 4140-4001

®2022 Todos os direitos reservados.