A criatividade move o mundo, concorda? Sem medo de errar, podemos dizer que ela é a habilidade mais cobiçada pelos profissionais do futuro. Em um cenário onde as atividades mecânicas e repetitivas tendem a desaparecer, a criação e a sensibilidade se valorizarão cada vez mais.

Este Itinerário Formativo consiste na apresentação de um amplo repertório teórico e conceitual nas artes visuais, oferecendo ao estudante uma gramática gráfica e poética sobre o fazer artístico - capacitando a compreensão, a reflexão e a atuação neste campo. Embora você talvez nunca tenha pensado a respeito, a História das Artes tem tudo a ver com a história de cada um de nós em particular, e conhecer sua trajetória evolutiva é também conhecer melhor aquilo que somos hoje.

Abrangendo igualmente os conteúdos acadêmico e contemporâneo, o foco será a pesquisa visual e estética sobre a arte, assim como a experimentação de sua produção e criatividade individual.

2 aulas semanais

Base cronológica do material Poliedro, além de material de estudo desenvolvido a partir de pesquisa própria.

Produção de atividades pertinentes aos conteúdos trabalhados, ou de outras propostas que surjam no decorrer das aulas.

Avaliação ou análise de conteúdos discutidos em aula.

Serão ao menos duas propostas de trabalho a cada bimestre, com notas de 0 a 10 pontos, de acordo com o conteúdo apresentado.

• Conceito de Arte.
  • Linguagens da Arte.
  • Elementos das obras

- A Pré-história da Arte:

• Miniaturas: a pequena proporção de uma grande arte.
  • Murais pré-históricos e atuais.
  • Arte pré-histórica brasileira.

- A Arte na Antiguidade

• Antiguidade oriental na Mesopotâmia.
  • Arte dos sumérios e babilônicos.
  • Egito.

- Arte greco-romana

• Grécia Antiga.
  • Roma.
  • Máscara grega e a arquitetura dos teatros.

- Arte bizantina e islâmica:

• Arte bizantina.
  • A delicada arte do Islã.

- Idade Média:

• Pintura na Idade Média: o período românico.
  • Arquitetura: o período românico e gótico.

- O Ocidente

• Arte dos povos orientais e a Arte na China.

- Renascimento Cultural

• O espírito do Renascimento.
  • Fases do Renascimento.
  • A pintura renascentista. Tratado de pintura e perspectiva.

- Barroco na Europa

• Expressividade em mármore e pedra: escultura e arquitetura barrocas.
  • O Barroco e as outras linguagens artísticas.
  • Expressões do Barroco brasileiro. Barroco mineiro e arquitetura brasileira.
  • Rococó.

- O novo clássico

• Neoclassicismo: a supremacia da técnica. Pintura neoclássica. Escultura e arquitetura neoclássicas.

- Missão Artística Francesa e arte acadêmica no Brasil.

- O espírito do Romantismo.

- Entre realidade, impressões e símbolos

• A realidade e a Arte.
  • Millet e Coubert: os trabalhadores como tema.
  • Manet: o outro lado da realidade. Cores do irreal.
  • Caminhos abertos para novas artes.

- Captura da imagem

• Da fotografia ao cinema. O retrato e a popularização da fotografia. Fotografia e pintura.

- Arte moderna: novas ideia e as Vanguardas artísticas.

- Arte moderna no Brasil.

• Novos padrões artísticos.
  • A Semana de Arte Moderna de 1922.
  • Cinema e Expressionismo alemão.
  • Arte e funcionalidade.
  • A Arte após o Modernismo. Action paiting. Minimalismo.
  • Os acontecimentos artísticos e happening. Performance art.

- Arte, indústria cultural e contracultura. Pop Art.

- Arte conceitual. Instalação. Land Art.

- Arte de rua. A rua como espaço de democratização da arte.

- A arte dos nossos dias: arte para todos.

- Arte na época das redes sociais

Estimular o senso crítico dos alunos, valorizando o espírito cooperativo através do trabalho em equipe. Prepará-los para os exames escolares, especificamente os pré-vestibulares, promovendo a formação intelectual dos alunos com base no ensino interdisciplinar e por áreas de conhecimento (Linguagens-Arte). Incentivar também a produção de conhecimento e a experimentação de técnicas aplicadas nas linguagens artísticas. Por último, trabalhar as habilidades previstas pela Base Nacional Comum para a etapa do Ensino Médio.

Ana Paula Pugliero Souza

Formada pela Fesb – Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, concluído em 2003. Professora de Arte do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Next, desde 2015. Pós graduada em Educação com ênfase no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, concluído em 2020.

Coautora do Currículo do Ensino Fundamental II – Arte, do município de Itatiba. (2016)

Conselheira Suplente no Conselho Municipal de Educação de Itatiba na gestão de 2014 a 2015

Coautora da Apostila de Arte do Ensino Fundamental I e II do município de Itatiba. (2016).

Estudantes interessados nas áreas da Arte, Moda, Comunicação, Arquitetura, Design, Educação e outras, que queiram ampliar e fortalecer conhecimento e criatividade através de práticas artísticas, numa perspectiva crítica e propositura.