O itinerário traça um panorama a respeito das teorias do Estado contemporâneas e as relaciona com a sociologia e a teoria geral do direito. O aluno terá contato com outros escritos sobre política, economia, direito e sociologia para aumentar sua capacidade de entender os problemas sociais e os caminhos para solucioná-los.

2 aulas por semana

Teoria Geral do Estado;

Camilo Onoda Caldas;

Editora Ideias e Letras

Frequência nas aulas; Entrega das atividades em grupo realizadas durante as aulas; Trabalho final individual.

• Constituição e Desconstituição dos Estados;
  • Organização do Estado;
  • Poder do Estado e seus parâmetros jurídicos e políticos;
  • Participação política institucionalizada no Estado;
  • Estado na ordem internacional.

1. Conhecer a Ciência Política e seus principais objetos de estudo.

2. Dimensionar o caráter científico da Ciência Política no contexto da modernidade.

3. Saber que as metodologias da Ciência Política são múltiplas.

Matriz BNCC:

EM13CHS101 / EM13CHS103 / EM13CHS501 / EM13CHS603 / EM13CHS102 / EM13CHS504 / EM13CHS401 / EM13CHS404 / EM13CHS201 / EM13CHS104 / EM13CHS202 / EM13CHS403 / EM13CHS601 / EM13CHS605

Professor Renato Paladino da Silva

Ex-aluno do Colégio Next e professor do Ensino Fundamental e Médio desde 2007.

Formado em História pela PUC-SP e Ciências Sociais pela Unicamp, com especialização em Ensino Técnico de jovens e adultos.

Todos os alunos matriculados no primeiro e segundo ano do ensino médio.