É claro que você já ouviu falar do Novo Ensino Médio, um assunto que está na ordem do dia do setor educacional e no radar de milhões de jovens brasileiros. Muitos destes jovens e suas famílias associam a mudança a um mero aumento de carga horária anual.
Acontece que o Novo Ensino Médio vai muito além de mais do mesmo. Acompanhe com a gente e fique por dentro das muitas novidades que estão vindo por aí!
Um momento transformador na educação do país.
Todos sabemos que profissões que ainda não existem nascerão em curto prazo. E é fundamental que os nossos jovens estejam capacitados e instrumentalizados para encarar este mundo novo, no qual a criatividade e os talentos de cada um, no manejo de seus desafios, farão toda a diferença.
Mas o que o Novo Ensino Médio tem de novo?
A ideia é que a escola torne-se mais interessante e atraente, justamente por ajustar seu conteúdo e seu foco nas habilidades específicas de cada estudante. Sua individualidade, seus dons naturais e seus valores serão, consequentemente, mais estimulados. É o Colégio “moldando-se” ao perfil individual do aluno, e não o contrário. A formação basicamente conteudista dá lugar a uma dinâmica mais humana e alinhada à identidade de cada um. Ótimo, não?
O Novo Ensino Médio é alicerçado sobre duas diretrizes que se complementam: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos.
A FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Reúne as habilidades e competências elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e abrange o conteúdo obrigatório a todas as escolas privadas e públicas.
Ela contempla:
LINGUAGEM E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
Esta formação será obrigatória e comum a todo o Ensino Médio no país, e deve corresponder, no máximo, a 60% do currículo.
OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: NA FLEXIBILIDADE CURRICULAR, A ADEQUAÇÃO A CADA ALUNO.
É no conjunto dos chamados Itinerários Formativos que se dá a grande mudança do Novo Ensino Médio. A personalidade de cada jovem e seu universo de valores irão balizar o acesso a uma parte importante do conhecimento, estabelecendo maior conexão entre o cotidiano do aluno, suas diferentes necessidades e aspirações e o conteúdo ministrado.
Eles devem corresponder a, no mínimo, 40% do currículo, e podem ser de três tipos: aprofundamento em uma área de conhecimento, integrado (foco em duas ou mais áreas) e de formação técnica e profissional. Levando em conta os seus interesses e o que a escola oferece, o aluno optará por um ou mais itinerários.
Por terem sua elaboração a cargo de cada escola, os Itinerários Formativos poderão abranger disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras formas de trabalho.
3000 horas
de carga horária mínima
1200 horas*
(mínimo) para Itinerários Formativos
1800 horas
de formação geral básica
*Este seria o total mínimo de horas. Nada impede que o aluno exceda, se assim desejar, as 1200 horas/ano.
QUANDO O NOVO ENSINO MÉDIO ENTRA EM VIGOR?
No Colégio Next, já em 2022.
Caso tenha alguma dúvida sobre o Novo Ensino Médio e sua implementação a partir de 2022, o Colégio Next coloca-se à disposição para esclarecer seus questionamentos ou mesmo agendar uma conversa virtual.
Fique à vontade para falar conosco aqui mesmo, pelo site, ou pelo fone 4140-4001.
Colégio Next - Avenida Nossa Senhora das Graças, 2400, Itatiba - SP - Telefone: (11) 4140-4001
®2022 Todos os direitos reservados.