O QUE VOCÊ VAI APRENDER:

Speech and Debate Practices

1º Semestre - Estudos e Práticas de Oralidade

2º Semestre - Estudos e Práticas de Debate.

O objetivo é desenvolver habilidades de oratória e debate, usando ferramentas, estruturas específicas, exercícios de pronúncia, exercícios de linguagem corporal, teorias sobre o assunto dentre outros exercícios e tópicos relacionados para o desenvolvimento da parte oral em Inglês. O aluno será exposto à diversas situações para que possa desenvolver seu pensamento crítico diante de temas que serão propostos para debate. O aluno também irá praticar e aprimorar suas habilidade de fala, ao ler textos, recitar poemas, analisar e reproduzir discursos históricos, elaborar seus próprios pronunciamentos e discursos, além de participar de conversações monitoradas e debates mediados.

Carga Horária

2 aulas semanais.

Material Didático

Material e roteiro de aula fornecidos pela professora - websites, apostilas/conteúdo digital elaborados pela professora, postados a cada aula no Google Classroom.

Sistema de Avaliação

O aluno terá atividades avaliativas desenvolvidas em sala, compondo 30% da nota. Presença valerá até 10% do total. Ao final do primeiro semestre, o aluno deverá desenvolver uma apresentação oral, seguindo o tema escolhido, para o módulo do curso de oralidade e valerá 50%. Os 10% restantes da nota será através de uma auto avaliação do seu desempenho no curso, compondo então a média final do aluno. Para o modulo de debate, o mesmo procedimento de avaliação acima se aplica mas ao fim do semestre, um debate final será proposto para que as técnicas sejam aplicadas na prática, que valerá também 50%.

CONTEÚDO DO CURSO:

Leitura de textos, poemas e capítulos de livros para discussão. Exercícios de pronúncia, linguagem corporal e oratória. Análise critica, pesquisas sobre os temas para a prática do debate, com embasamento em fatos. Gramática e vocabulário específicos aos temas.

HABILIDADES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADOS ÀS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas. Participar de reuniões na escola (conselho de escola e de classe, grêmio livre etc.), agremiações, coletivos ou movimentos, entre outros, em debates, assembleias, fóruns de discussão etc., exercitando a escuta atenta, respeitando seu turno e tempo de fala, posicionando-se de forma fundamentada, respeitosa e ética diante da apresentação de propostas e defesas de opiniões, usando estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro (como solicitar esclarecimento, detalhamento, fazer referência direta ou retomar a fala do outro, parafraseando-a para endossá-la, enfatizá-la, complementá-la ou enfraquecê-la), considerando propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando for caso, com vistas ao entendimento e ao bem comum.

RESPONSÁVEL PELO CURSO:

Elisa Hungaro

Pós-Graduada em Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Estácio de Sá. Diversas vivências no exterior, sendo ainda graduada pelo Golders Green College, de Londres. Professora e Coordenadora do programa Bilíngue do Colégio Next, com diversos treinamentos pedagógicos pela Educate.

PARA QUEM É O CURSO:

Os cursos são direcionados para os alunos que queiram desenvolver e aprimorar suas habilidades de oratória e para aqueles que gostam de debater sobre temas polêmicos, sociais e relevantes para nossa realidade. Esta é uma oportunidade para que esta habilidade - o falar usando a Língua Inglesa - tão importante e tão pouco explorada possa ser o foco principal de desenvolvimento.

Quero mais informações

Preencha seus dados que entraremos em contato para

mais informações:

VOLTAR PARA A LISTA DE ITINERÁRIOS

Colégio Next - Avenida Nossa Senhora das Graças, 2400, Itatiba - SP - Telefone: (11) 4140-4001

®2022 Todos os direitos reservados.