O domínio de uma escrita clara, coerente, coesa e objetiva pode ser exercitada em diferentes contextos. No jornalismo, por exemplo, ou em gêneros textuais expositivos. Aprender sobre os aspectos composicionais, discursivos e linguísticos, seja lendo, analisando ou produzindo textos jornalísticos e científicos e respeitando as características do gênero, as peculiaridades de produção, a temática e a adequação da linguagem são as metas deste curso.

2 horas-aula semanais.

Apostilas de produção de texto do Sistema Poliedro (1º e 2º anos)

Material complementar de leitura, escrita e análise produzido pela professora.

Os alunos serão avaliados em suas produções e reescritas (oral e escrita), bem como na organização deste material para publicação.

Elaboração de blogs, jornais virtuais, i-books e podcasts.

• Gêneros expositivos: resumo e síntese; verbetes e relatórios; artigo científico e exposição oral; infográfico.
  • Gêneros jornalísticos: notícia, reportagem e entrevista; resenha, editorial e artigo de opinião; carta aberta e de leitor.

Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas verbais e mobilizar estes conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias. Como resultado, o aluno ampliará as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade, além de continuar aprendendo.

Professora Marcela Piovani Zanutto Rossi

Formada em Letras (Português e Inglês), pela Universidade São Francisco. Graduada em Pedagogia e Administração Escolar, nas Faculdades Integradas de Amparo. Pós-Graduada em Psicopedagogia, pela Universidade Castelo Branco.

Alunos do Ensino Médio - 1º e 2º anos, que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos e habilidades na produção de textos orais e escritos, independente da área ou da profissão que pretendam seguir, já que a escrita e a oralidade são pré-requisitos para as mais diversas áreas do conhecimento.