Cinema e Geografia podem parecer, à primeira vista, assuntos um tanto quanto incompatíveis. Ou, no mínimo, não diretamente relacionados um ao outro. No entanto, basta apurar um pouco o senso de observação para perceber que é cada vez mais nítida a aproximação entre estes dois universos.

Citando apenas um exemplo, temos o filme “Na natureza selvagem” (Into the wild), um sucesso de público e crítica nos cinemas e plataformas de streaming, no qual o Alasca é quase tão protagonista quanto o jovem Christopher em sua viagem de autoconhecimento.

Ao mesmo tempo, observamos também um número crescente de publicações que analisam espaço, paisagens e lugares que ambientam obras cinematográficas. É claro que isso contribui para a aprendizagem geográfica, bem como para a ampliação do repertório cultural dos alunos, sem falar no interesse maior despertado para a matéria.

OBJETIVOS:

• Aprofundar conceitos e processos geográficos a partir da análise de filmes selecionados.
  • Analisar criticamente as obras.
  • Pesquisar e elaborar artigos de iniciação científica de acordo com as normas da ABNT.

2 aulas por semana

Filmes selecionados pela professora e atividades semanais postadas no Classroom.

A avaliação do aluno se dará pela média das atividades semanais (individual) no classroom, artigo científico e vídeo (ambos em grupo) e autoavaliação.

• Aprofundamento de conceitos da Geografia Física, Econômica, Política e Social a partir das paisagens e contextos abordados nas obras selecionadas.
  • Aplicação de conceitos cartográficos e ferramentas digitais para a identificação e localização dos lugares apresentados nos filmes.
  • Estrutura de artigos de pesquisa científica.

FILMES 1º SEMESTRE:

• Amistad (1997)
  • Histórias Cruzadas (2011)
  • Infiltrados na Klan (2018)
  • Estrelas Além do Tempo (2016)
  • Invictus (2009)

PROJETO DE CONCLUSÃO 1º SEMESTRE:

Vídeo produzido em pequeno grupo

Duração: entre 4 e 5 minutos

Tema: A situação dos afrodescendentes no continente americano e possíveis ações transformadoras

Investigação Científica

Descobertas incríveis estão reservadas para alunos com veia investigativa. Você irá desenvolver habilidades para identificar, selecionar, processar e analisar dados com base em critérios científicos, respeitando valores universais e propondo soluções para problemas diversos.

Processo Criativo

Pode ter certeza: criatividade, sensibilidade e espírito crítico têm muito mais a ver com Geografia do que você ousaria imaginar. Estimular a criação de propostas originais, por meio de diferentes linguagens e plataformas, serão premissas básicas nos Itinerários Formativos da disciplina.

Mediação e Intervenção Sociocultural

Tem muita gente que associa a Geografia a algo eminentemente teórico, de escassa aplicação prática. Puro engano: é possível e desejável aproximar a disciplina à realidade cotidiana, tendo o aluno como protagonista de ações e projetos colaborativos nos âmbitos socioculturais e ambientais, voltados ao bem comum.

Elizabete Cristina Cardoso de Carvalho

Graduada em Geologia (UNESP) e Licenciada em Geografia, Pós-Graduada em Ensino de Geociências e em Gênese de Depósitos Minerais pela UNICAMP. Possui experiência em educação nos níveis Fundamental II, Ensino Médio, Curso Superior e reciclagem de professores da Rede Básica de Ensino. Autora de Material didático de Geografia do Grupo Somos Educação.

O itinerário é voltado para estudantes que gostam de cinema e desejam aprofundar seus conhecimentos em Geografia, bem como ampliar sua formação cultural de forma lúdica, desenvolvendo a capacidade de análise crítica e criativa.